Rivotril vicia ou causa dependência?


06.11.13 Posted in Tratamento depressão by

Hoje atendi uma paciente que vinha há anos em uso de rivotril® (marca registrada do clonazepam), um medicamento utilizado para aliviar ansiedade e insônia, principalmente no início do tratamento para depressão.

Rivotril dependenciaO rivotril ou clonazepam, assim como todos os benzodiazepinicos, são medicamentos eficientes, mas que devem ser utilizados com cautela e por período curto, pelo potencial de causar dependência e efeitos colaterais danosos, incluindo falhas de memória.

Então a resposta se o rivotril causa dependencia é sim, por isto seu uso deve ser supervisionado e orientado por um psiquiatra.

Recebo muitos pacientes em uso deste tipo de medicação e penso que seja devido a orientação incorreta por parte de seus médicos, até mesmo de outras especialidades.

Um tratamento adequado evita a todo custo causar dependencia devido ao uso de rivotril ou qualquer benzodiazepínico.

Dr. José Hamilton

Autor do livro Depressão: o que você precisa saber para realmente melhorar.



Leave a Reply

Autor do livro depressao Jose Hamilton
Clique aqui para adquirir o livro
Livro Depressao
Livro Depressao amazon

Compre uma vez, leia sempre que tiver vontade. Você não precisa ter um aparelho Kindle para começar a ler. Basta baixar um dos aplicativos de leitura Kindle gratuidos para começar a ler agora.

Os aplicativos Kindle estão disponíveis para a maioria dos smartphones, tablets e computadores. Isso significa que você pode comprar o livro e realizar a leitura em qualquer dispositivo com um dos aplicativos instalado.